PALAVRA DO PRESIDENTE

.

Download .pdf

A advocacia vive um momento especial de valorização, com a promulgação pelo Congresso Nacional da lei que criminaliza as violações das nossas prerrogativas profissionais. Para mim, que dirigi a Comissão Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal e percorri os 27 estados brasileiros com a Caravana Nacional das Prerrogativas, essa conquista é também uma vitória pessoal. Enquanto construía minha carreira profissional, encontrei na OAB um campo fértil para que minha participação associativa se transformasse em exercício permanente a favor das prerrogativas profissionais. Agora tenho a satisfação de, como presidente da OAB Paraná ver a concretização dos nossos ideais.

Foi com o tema da valorização da advocacia, que in- cluía o respeito às prerrogativas, que a nossa chapa foi eleita em 2018, por ampla margem, para dirigir a Seccional da OAB. Sem uma advocacia forte, autônoma e independente, não existe cidadania. E sem cidadania o próprio conceito de nação fica prejudicado.

Valorizar a advocacia é o que a ESA vem fazendo por meio de seus cursos, seminários, encontros e palestras, promovidos de forma constante em benefício dos advogados de todos os rincões do território paranaense.

A Revista da ESA, que chega agora ao número 10, é um exemplo das iniciativas bem-sucedidas que a escola tem encabeçado. Ao publicar coletâneas de artigos de autores renomados do universo jurídico, a ESA promove o bom exercício da profissão e o aperfeiçoamento dos nossos advogados, sempre objetivos prioritários da OAB Paraná.

Aqui encontramos assuntos atuais que impactam diretamente na atividade profissional, nos mais diversos ramos do Direito. Uma fonte de estudos e consultas, em que se destacam a excelência doutrinária dos autores, incluindo nomes de proa da advocacia e do magistério jurídico paranaense.

Na biblioteca de cada advogado, os volumes que integram a coleção das Revistas da ESA já assumem protagonismo. É a materialização dos propósitos da direção da escola, tão bem dirigida com dinamismo e conhecimento de causa pela Dra. Adriana D’Ávila Oliveira, com apoio essencial da Dra. Marília Pedroso Xavier, como Coordenadora de Direito Privado, e do Dr. Francisco Zardo, Coordenador de Direito Público, além da coordenação científica da Revista por parte do Dr. William Soares Pugliese, tarefa que desempenha ao lado da própria coordenadora-geral.

Boa leitura a todos!

Cássio Lisandro Telles
Presidente da OAB Paraná