PALAVRA DO PRESIDENTE

.

Download .pdf

Revista da ESA, marco da gestão

A Revista da ESA revelou-se uma importante iniciativa da OAB Paraná, colocando à disposição dos profissionais do Direito temas importantes para o exercício da advocacia. Essa é uma das principais funções da Ordem, a de facilitar o dia a dia da profissão, com doutrina e jurisprudência para que sejam compulsados e utilizados como referência – e a Revista da ESA mostra-se o veículo ideal para isso.

É parte integrante das ações da gestão, que pretende estar, em tempo integral, sintonizada com as reivindicações dos nossos inscritos. Vamos esquadrinhar as comarcas paranaenses, indo a campo para conhecer as necessidades em cada canto do território do estado com a Caravana Paraná Total. A Revista da ESA também se insere nesse ideal de encontro com a advocacia, pois é uma forma de diálogo através da produção intelectual dos juristas que integram nossos quadros e outros que possuem afinidades com nossa instituição.

A Revista da ESA consolidou-se após três anos de edições ininterruptas. É hoje fonte de consulta, orientação e debate no cenário jurídico nacional. Abordando temas do cotidiano judicial e extrajudicial, vem contribuindo para o aperfeiçoamento das instituições jurídicas e evolução da interpretação das normas legais.

Utilizaremos esse canal, além dos cursos presenciais e telepresenciais da ESA, e, também, as atividades nos grupos de estudos das diversas comissões, para buscar a abertura de novos mercados de trabalho para a advocacia, irradiando novos conhecimentos. O Direito está em transformação, a advocacia também; é fundamental que a OAB seja precursora e protagonista nestas mudanças e que instrumentos, como a revista, sirvam de alavanca para formar novas consciências sobre o mundo jurídico, passando pelas novas formas de solução de conflitos, e pelo estudo de novas áreas de atuação do profissional da advocacia.

Como disse Vinicius de Morais, “a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Nesta gestão da OAB Paraná que tenho a honra de encabeçar, vamos primar sempre pela arte do encontro.

Por isso, é que se pode afirmar que a Revista da ESA é um ato de gestão, materialização do conceito de “Encontro”. Nela os advogados encontram autores de reconhecido saber, encontram assuntos que lhes são úteis, encontram a disposição da Ordem em aprimorar os conhecimentos jurídicos dos nossos advogados, fornecendo as ferramentas necessárias para tanto.

Boa leitura!

Cassio Lisandro Telles
Presidente da OAB Paraná